Para tentar entender o panorama atual, o grupo ambientalista Blacksmith Institute – em parceria com o Green Cross Switzerland – desenvolveu um ranking depois de pesquisar mais de dois mil locais em 49 países por quase uma década. A primeira lista foi divulgada em 2006 e revelou que mais de 200 milhões de pessoas têm suas saúdes afetadas por poluentes industriais.
Poluição em Gana. |
Embora nenhum dos lugares mais poluídos do mundo esteja localizado nos Estados Unidos, no Japão ou na Europa Ocidental, é importante lembrar que esses países também são responsáveis pelo problema. “Muito da poluição dos países mais pobres tem a ver com o estilo de vida dos mais ricos”, ressalta Stephan Robinson, do Green Cross Switzerland.
Um exemplo disso é um dos muitos curtumes de Bangladesh que é um dos principais fornecedores de couro para sapatos que são confeccionados na Itália e comercializados em Nova York, nos Estados Unidos, ou em Zurique, na Suíça.
Já em Agbogbloshie, em Gana, a questão é um pouco diferente. Em vez de se preocupar com os resíduos da produção industrial local, a cidade sofre com a enorme quantidade de aparelhos eletrônicos que recebe depois que eles foram descartados em outros países.
“[As pessoas nessas regiões] vivem com a poluição do ambiente não porque elas acham divertido, mas porque é uma questão de sobrevivência”, comenta Robinson.
Abaixo você confere cada um dos lugares mais poluídos do mundo, que não estão classificados em nenhuma ordem específica.
1 - Agbogbloshie - Gana
Em Agbogbloshie, as pessoas buscam retirar metais valiosos, como cobre e ouro, de diversos aparelhos eletrônicos que são dispensados na região. Sem recursos, eles fazem isso ao ar livre e colocam em risco suas saúdes e o meio ambiente.
2 - Chernobil - Ucrânia
Cenário do maior acidente nuclear da história, Chernobil continua praticamente inabitada mesmo anos após a catástrofe. Atualmente, mais de uma dezena de isótopos radioativos artificiais podem ser encontradas no solo.
3 - Rio Citarum - Indonésia
Levantamentos demonstraram que o rio tem concentrações altíssimas de metais tóxicos, como alumínio, manganês e ferro, provenientes tanto dos resíduos industriais quanto domésticos.
4 - Dzerzhinsk - Rússia
Estima-se que 300 mil toneladas de resíduos químicos foram despejadas inadequadamente na região entre os anos de 1930 e 1998. Por esse motivo, amostras de água analisadas em 2007 revelaram concentrações de dioxina e compostos fenólicos milhares de vezes mais altas do que os níveis recomendados.
5 - Hazaribagh - Bangladesh
Como 95% dos curtumes do país estão localizados na região de Hazaribagh, a quantidade de água com resíduos tóxicos eliminada diariamente no principal rio da capital é muito grande. Além disso, os restos de couro são queimados, contribuindo para a poluição do ar.
6 - Kabwe - Zâmbia
Comentários
Postar um comentário