Pular para o conteúdo principal

10 lugares mais poluídos do planeta

A poluição do ar é extremamente nociva e tem causado muitas mortes em partes da Ásia, nos mostrando que a situação já saiu do controle. Ao mesmo tempo, outra grande ameaça à saúde das pessoas é a poluição industrial, que costuma acometer cidades pequenas do terceiro mundo. Grandes indústrias que manipulam substâncias químicas e tóxicas buscam justamente esses lugares, onde se deparam com poucas regulamentações, quando existe alguma.

Para tentar entender o panorama atual, o grupo ambientalista Blacksmith Institute – em parceria com o Green Cross Switzerland – desenvolveu um ranking depois de pesquisar mais de dois mil locais em 49 países por quase uma década. A primeira lista foi divulgada em 2006 e revelou que mais de 200 milhões de pessoas têm suas saúdes afetadas por poluentes industriais.

Poluição em Gana.
Uma questão global 

Embora nenhum dos lugares mais poluídos do mundo esteja localizado nos Estados Unidos, no Japão ou na Europa Ocidental, é importante lembrar que esses países também são responsáveis pelo problema. “Muito da poluição dos países mais pobres tem a ver com o estilo de vida dos mais ricos”, ressalta Stephan Robinson, do Green Cross Switzerland.

Um exemplo disso é um dos muitos curtumes de Bangladesh que é um dos principais fornecedores de couro para sapatos que são confeccionados na Itália e comercializados em Nova York, nos Estados Unidos, ou em Zurique, na Suíça.

Já em Agbogbloshie, em Gana, a questão é um pouco diferente. Em vez de se preocupar com os resíduos da produção industrial local, a cidade sofre com a enorme quantidade de aparelhos eletrônicos que recebe depois que eles foram descartados em outros países.

“[As pessoas nessas regiões] vivem com a poluição do ambiente não porque elas acham divertido, mas porque é uma questão de sobrevivência”, comenta Robinson.

Abaixo você confere cada um dos lugares mais poluídos do mundo, que não estão classificados em nenhuma ordem específica.

 1 - Agbogbloshie - Gana 

 Em Agbogbloshie, as pessoas buscam retirar metais valiosos, como cobre e ouro, de diversos aparelhos eletrônicos que são dispensados na região. Sem recursos, eles fazem isso ao ar livre e colocam em risco suas saúdes e o meio ambiente.

 2 - Chernobil - Ucrânia



Cenário do maior acidente nuclear da história, Chernobil continua praticamente inabitada mesmo anos após a catástrofe. Atualmente, mais de uma dezena de isótopos radioativos artificiais podem ser encontradas no solo.

3 - Rio Citarum - Indonésia

Levantamentos demonstraram que o rio tem concentrações altíssimas de metais tóxicos, como alumínio, manganês e ferro, provenientes tanto dos resíduos industriais quanto domésticos.


4 - Dzerzhinsk - Rússia


Estima-se que 300 mil toneladas de resíduos químicos foram despejadas inadequadamente na região entre os anos de 1930 e 1998. Por esse motivo, amostras de água analisadas em 2007 revelaram concentrações de dioxina e compostos fenólicos milhares de vezes mais altas do que os níveis recomendados.

5 - Hazaribagh - Bangladesh

Como 95% dos curtumes do país estão localizados na região de Hazaribagh, a quantidade de água com resíduos tóxicos eliminada diariamente no principal rio da capital é muito grande. Além disso, os restos de couro são queimados, contribuindo para a poluição do ar.

6 - Kabwe - Zâmbia

A quantidade de chumbo encontrada no sangue da população de Kabwe é 60% mais alta do que a concentração considerada letal. Isso é resultado de décadas de contaminação por causa da mineração que é feita na região sem qualquer segurança.
7 - Kalimantan - Indonésia

O uso de mercúrio em um processo rudimentar de mineração faz com que cerca de mil toneladas de químicos tóxicos sejam liberadas no ar anualmente. Além disso, o metal se acumula na água e nos peixes da região.
8 - Rio Matanza-Riachuelo - Argentina

Estima-se que 15 mil indústrias tenham despejado resíduos na base do rio Matanza-Riachuelo, que corta a capital argentina. Um estudo de 2008 analisou o solo do rio e encontrou altos níveis de zinco, chumbo, cobre, níquel e cromo.
9 - Delta do Rio Níger - Nigéria


Base para a indústria petrolífera, a região do delta do Rio Níger tem cerca de dois milhões de barris extraídos diariamente. Entre 1976 e 2001, aconteceram cerca de sete mil acidentes envolvendo derramamento de óleo, sendo que a maior parte do produto nunca foi retirada da água.
10 - Norilsk, Rússia

A região industrial fundada em 1935 concentra aquele que é considerado maior complexo de derretimento de metais pesados do mundo desde o início de 2000. Isso faz com que cerca de 500 toneladas de monóxido de carbono, 500 toneladas de óxido de níquel e dois milhões de toneladas de dióxido de enxofre sejam liberados no ar anualmente.

Fonte(s): Mega Curioso
Imagens: Reprodução/Worst Polluted

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

16 gatos com aparência bizarra

Alguns gatos chamam atenção por conta de sua aparência incomum. E é sobre estes felinos que iremos falar.  Seja por conta da pelugem diferente ou pelas manchas de nascença, eles conseguem encantar ainda mais devido à sua peculiaridade.  As mutações genéticas transformam completamente os padrões destas espécies, deixando-os com características únicas.  Confira abaixo 16 gatos que possuem aparência completamente incomum… Alguns gatos chamam atenção por conta de sua aparência incomum. E é sobre estes felinos que iremos falar.  

16 imagens que farão as baixinhas se identificarem

As baixinhas sofrem diariamente alguns problemas causados por decorrência de sua estatura. Seja em casa ou até durante as compras no mercado, sempre há alguma situação incômoda para quem não se desenvolveu tanto em questão de altura. As imagens abaixo mostram exatamente isso. São 16 baixinhas que precisam se virar para conseguirem realizar algo que seu tamanho não permite. Confira e escolha a foto mais divertida! 1 - Compras no supermercado é um esporte Clique nas fotos para ampliá-las Imagens mostram situações que toda baixinha já passou 2 - A cozinha é como se fosse uma rotina diária de treino 3 - Esta é uma saia para todas as outras meninas

10 Fatos Interessantes sobre a Rainha Elizabeth II

Sabia que a Rainha da Inglaterra está apenas em 245º na lista dos mais ricos da Grã-Bretanha? Conheça outras 10 curiosidades sobre Elizabeth II. O título oficial completo da Rainha Elizabeth II é: Sua Majestade Elizabeth Alexandra Mary Segunda, com a Graça de Deus, da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e territórios Além MaNr, Rainha da Comunidade Britânica e Defensora da Fé. A Rainha e seu marido, o Príncipe Philip, são tataranetos da Rainha Victoria – Sim, eles são primos de terceiro grau. Sua primeira transmissão de rádio foi feita em 1940. Aos 14 anos, Elizabeth pedia que a população evacuasse as crianças de áreas de bombardeio em Londres. Elizabeth II é a única mulher da Família Real a realmente servir o exército ao invés de receber um título honorário. Ela foi conhecida como Second Subaltern Elizabeth Windsor e foi motorista do Auxiliary Territorial Service durante a II Guerra Mundial. No dia da vitória em 8 de Maio de 1945, Elizabeth II se disfarçou e saiu ás...