Pular para o conteúdo principal

10 lugares mais poluídos do planeta

A poluição do ar é extremamente nociva e tem causado muitas mortes em partes da Ásia, nos mostrando que a situação já saiu do controle. Ao mesmo tempo, outra grande ameaça à saúde das pessoas é a poluição industrial, que costuma acometer cidades pequenas do terceiro mundo. Grandes indústrias que manipulam substâncias químicas e tóxicas buscam justamente esses lugares, onde se deparam com poucas regulamentações, quando existe alguma.

Para tentar entender o panorama atual, o grupo ambientalista Blacksmith Institute – em parceria com o Green Cross Switzerland – desenvolveu um ranking depois de pesquisar mais de dois mil locais em 49 países por quase uma década. A primeira lista foi divulgada em 2006 e revelou que mais de 200 milhões de pessoas têm suas saúdes afetadas por poluentes industriais.

Poluição em Gana.
Uma questão global 

Embora nenhum dos lugares mais poluídos do mundo esteja localizado nos Estados Unidos, no Japão ou na Europa Ocidental, é importante lembrar que esses países também são responsáveis pelo problema. “Muito da poluição dos países mais pobres tem a ver com o estilo de vida dos mais ricos”, ressalta Stephan Robinson, do Green Cross Switzerland.

Um exemplo disso é um dos muitos curtumes de Bangladesh que é um dos principais fornecedores de couro para sapatos que são confeccionados na Itália e comercializados em Nova York, nos Estados Unidos, ou em Zurique, na Suíça.

Já em Agbogbloshie, em Gana, a questão é um pouco diferente. Em vez de se preocupar com os resíduos da produção industrial local, a cidade sofre com a enorme quantidade de aparelhos eletrônicos que recebe depois que eles foram descartados em outros países.

“[As pessoas nessas regiões] vivem com a poluição do ambiente não porque elas acham divertido, mas porque é uma questão de sobrevivência”, comenta Robinson.

Abaixo você confere cada um dos lugares mais poluídos do mundo, que não estão classificados em nenhuma ordem específica.

 1 - Agbogbloshie - Gana 

 Em Agbogbloshie, as pessoas buscam retirar metais valiosos, como cobre e ouro, de diversos aparelhos eletrônicos que são dispensados na região. Sem recursos, eles fazem isso ao ar livre e colocam em risco suas saúdes e o meio ambiente.

 2 - Chernobil - Ucrânia



Cenário do maior acidente nuclear da história, Chernobil continua praticamente inabitada mesmo anos após a catástrofe. Atualmente, mais de uma dezena de isótopos radioativos artificiais podem ser encontradas no solo.

3 - Rio Citarum - Indonésia

Levantamentos demonstraram que o rio tem concentrações altíssimas de metais tóxicos, como alumínio, manganês e ferro, provenientes tanto dos resíduos industriais quanto domésticos.


4 - Dzerzhinsk - Rússia


Estima-se que 300 mil toneladas de resíduos químicos foram despejadas inadequadamente na região entre os anos de 1930 e 1998. Por esse motivo, amostras de água analisadas em 2007 revelaram concentrações de dioxina e compostos fenólicos milhares de vezes mais altas do que os níveis recomendados.

5 - Hazaribagh - Bangladesh

Como 95% dos curtumes do país estão localizados na região de Hazaribagh, a quantidade de água com resíduos tóxicos eliminada diariamente no principal rio da capital é muito grande. Além disso, os restos de couro são queimados, contribuindo para a poluição do ar.

6 - Kabwe - Zâmbia

A quantidade de chumbo encontrada no sangue da população de Kabwe é 60% mais alta do que a concentração considerada letal. Isso é resultado de décadas de contaminação por causa da mineração que é feita na região sem qualquer segurança.
7 - Kalimantan - Indonésia

O uso de mercúrio em um processo rudimentar de mineração faz com que cerca de mil toneladas de químicos tóxicos sejam liberadas no ar anualmente. Além disso, o metal se acumula na água e nos peixes da região.
8 - Rio Matanza-Riachuelo - Argentina

Estima-se que 15 mil indústrias tenham despejado resíduos na base do rio Matanza-Riachuelo, que corta a capital argentina. Um estudo de 2008 analisou o solo do rio e encontrou altos níveis de zinco, chumbo, cobre, níquel e cromo.
9 - Delta do Rio Níger - Nigéria


Base para a indústria petrolífera, a região do delta do Rio Níger tem cerca de dois milhões de barris extraídos diariamente. Entre 1976 e 2001, aconteceram cerca de sete mil acidentes envolvendo derramamento de óleo, sendo que a maior parte do produto nunca foi retirada da água.
10 - Norilsk, Rússia

A região industrial fundada em 1935 concentra aquele que é considerado maior complexo de derretimento de metais pesados do mundo desde o início de 2000. Isso faz com que cerca de 500 toneladas de monóxido de carbono, 500 toneladas de óxido de níquel e dois milhões de toneladas de dióxido de enxofre sejam liberados no ar anualmente.

Fonte(s): Mega Curioso
Imagens: Reprodução/Worst Polluted

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

16 gatos com aparência bizarra

Alguns gatos chamam atenção por conta de sua aparência incomum. E é sobre estes felinos que iremos falar.  Seja por conta da pelugem diferente ou pelas manchas de nascença, eles conseguem encantar ainda mais devido à sua peculiaridade.  As mutações genéticas transformam completamente os padrões destas espécies, deixando-os com características únicas.  Confira abaixo 16 gatos que possuem aparência completamente incomum… Alguns gatos chamam atenção por conta de sua aparência incomum. E é sobre estes felinos que iremos falar.  

20 incríveis esculturas feitas na areia

Você já viu alguma escultura de areia de perto? Se não, imagino que vai querer ver depois de ver as imagens abaixo. Estas obras magníficas encantam qualquer pessoa. Os artistas são capazes de gerar trabalhos muito mais interessantes que um simples castelo de areia. As opções são variadas, retratando os mais diversos objetos ou mesmo pessoas. A imaginação não tem limites quando o talento permite a criação de trabalhos dessa magnitude! Veja abaixo 20 incríveis esculturas feitas na areia: Você já viu alguma escultura de areia de perto? Estas obras magníficas encantam qualquer pessoa. Castelos de areia, você se lembra deles. Essas pequenas esculturas, castelos que você fez de um balde, uma pequena pá e um pouco de água. Pequenas coisas que você fez para passar o tempo e aproveitar a praia. Agora, o que se eu lhe disser que há aqueles que levam a arte de castelos de areia muito, muito a sério? A praia, em seguida, simplesmente se torna outra tela p

16 desenhos que parecem ter sua versão real

Você já viu alguma pessoa que parece com um personagem dos desenhos animados? As imagens abaixo mostram exatamente isso. As criações que fazem sucesso entre as crianças também têm seus sósias na vida real! Sejam desenhos tridimensionais, antigos ou recentes, sempre há alguém ou algum animal que se pareça com eles. Confira abaixo 16 desenhos que parecem ter sua versão real! Você já viu alguma pessoa que parece com um personagem dos desenhos animados? As imagens abaixo mostram exatamente isso.